SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Relationship between High School teachers’ wellbeing and teachers’ efficacyNovas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

POLIDORIO, Valdomiro. Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear no ensino de línguas nas escolas: uma abordagem metodológica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.243-248. ISSN 2178-5201.

Neste artigo, abordaremos a relevância do texto cênico nas escolas. Para isso, analisaremos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, e como os professores podem explorálas como auxílio no ensino de línguas sem, é claro, descaracterizá-las como textos cênicos e literários. Quando nos referimos a línguas, queremos dizer qualquer língua, já que os textos shakespearianos são textos atemporais, polissêmicos e voltados à natureza humana. O teatro faz parte de nossas vidas e, nesse caso, é relevante citarmos o próprio William Shakespeare: “a vida é um palco e nós somos atores”. Partindo desse pressuposto, faremos considerações acerca de como melhor utilizarmos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, na sala de aula.

Palabras clave : Literatura; Teatro; Metodologia; Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )