SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear no ensino de línguas nas escolas: uma abordagem metodológicaEducação paranaense no processo de formação de professores no Brasil republicano: a contribuição do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MOLIN, Suênia Lino  and  RAABE, André. Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.249-259. ISSN 2178-5201.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada ‘Introdução à Educação Digital’, evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários denominados de pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação no referido curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução dos recursos mais avançados. A pesquisa, contudo, também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso restringe-se aos laboratórios de Informática das escolas.

Keywords : Formação Continuada; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prática Pedagógica; Proinfo Integrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )