SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear no ensino de línguas nas escolas: uma abordagem metodológicaEducação paranaense no processo de formação de professores no Brasil republicano: a contribuição do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MOLIN, Suênia Lino  y  RAABE, André. Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.249-259. ISSN 2178-5201.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada ‘Introdução à Educação Digital’, evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários denominados de pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação no referido curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução dos recursos mais avançados. A pesquisa, contudo, também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso restringe-se aos laboratórios de Informática das escolas.

Palabras clave : Formação Continuada; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prática Pedagógica; Proinfo Integrado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )