SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professorDesprivatização da educação, ‘revolução participativa da educação’ e socialismo do século XXI na Nicarágua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva  y  MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Educação paranaense no processo de formação de professores no Brasil republicano: a contribuição do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.261-268. ISSN 2178-5201.

O trabalho resulta de estudo sobre o Compêndio de Pedagogia (1907) de autoria de Dario Vellozo (1869-1937), professor do Ginásio Paranaense e da Escola Normal de Curitiba. O Compêndio de Pedagogia de Vellozo publicado em Curitiba em 1907 e reeditado em 1975 foi organizado em três livros, um para cada ano do curso da Escola Normal. O artigo refere-se ao primeiro livro da coleção. Na primeira parte desse livro, encontram-se dez lições que abordam os temas da Pedagogia e seus métodos, da organização da escola e definições da educação, além de lições variadas sobre História Antiga, Medieval e Moderna e o pensamento educacional predominante em cada uma delas. O livro para o segundo ano, também organizado em dez lições, enfatiza os métodos de ensino, as didáticas e os aspectos da educação física (saúde), moral e intelectual. Para o terceiro ano de curso, Vellozo escreve lições sobre ciências, geografia, história, desenho, música e uma lição especial sobre os jardins de infância. O Compêndio obedece não só à lógica científica que deveria presidir as práticas escolares daquele período histórico, mas também traduz a cultura vivida na Escola Normal, além de mostrar as influências socioeconômicas, políticas e culturais brasileiras e paranaenses.

Palabras clave : Escola Normal; Manuais Didáticos; Educação Paranaense.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )