SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A educação em São BoaventuraA importância de Scotus na concepção de história de Arendt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha. Thomas Aquinas and social virtues of piety and respect: an outlook of the history of education. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.17-25. ISSN 2178-5201.

Analisaremos, nesse artigo, a relação entre o ensino e a política na Universidade de Paris, no século XIII. As fontes para este estudo são duas questões da Summa Theologiae (II - II), de Tomás de Aquino. São as Questões 101, sobre a Piedade, e 102, sobre o Respeito. Ao tratar da piedade e do respeito, Mestre Tomás destaca aos seus alunos a importância da tolerância e do respeito entre os homens, de modo que esses pudessem viver em um espaço coletivo. O Aquinate mostrou aos homens que a vida na cidade e na universidade tornara-se complexa, exigindo que as pessoas tivessem novos conceitos sobre a interação social, especialmente em relação ao governante. Os homens, por isso, precisavam aprender a arte de viver juntos e a arte da política de cumprir as novas leis sociais. Refletindo sobre os escritos do mestre Tomas, aprendemos, por meio da memória histórica, como os teóricos de outros tempos foram capazes de combinar em seus escritos e ensinamentos o conhecimento a ser ensinado com os princípios orientadores da política, aspecto importante para o relacionamento social, independentemente do tempo histórico.

Palavras-chave : História da Educação Medieval; Tomás de Aquino; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )