SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A importância de Scotus na concepção de história de ArendtIgreja, política e educação no Brasil republicano: a criação do colégio D. Bosco, de Cachoeira do Campo, Minas Gerais (1893-1897) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RODRIGUEZ, Margarita Victoria  e  FINOCCHIO, José Luiz. Abordagens sobre o estudo da inserção da gymnastica no ensino secundário do Brasil no século XIX. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.39-47. ISSN 2178-5201.

O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos e metodológicos da produção acadêmica sobre a História da Educação brasileira do Segundo Reinado, com foco na pesquisa da implantação da Gymnastica no Ensino Secundário. Para tanto, considera-se a base material sobre a qual a sociedade brasileira se constitui como nação e as relações sociais, políticas e ideológicas a partir das quais se desenvolvem as propostas educacionais e que se esteiam nos condicionantes da forma como a Gymnastica foi instituída na educação Imperial. Na produção acadêmica mapeada, observam-se poucos estudos que abordam essa temática sob uma proposta metodológica com base na teoria crítica da totalidade. A maioria dos trabalhos fundamenta-se na nova história. Concluímos reafirmando a pertinência da epistemologia histórico-crítica marxista e dialética para buscar o aprofundamento do conhecimento da realidade do homem e de sua produção histórica, entendido como um caminho em construção.

Palavras-chave : Educação Física; Epistemologia; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )