SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01‘O nosso progresso caminha pelos pés das nossas crianças sadias e instruídas!’: representações sobre infância, educação e sociedade em Guarapuava (1930-1960)A pesquisa sobre o idoso no Brasil: diferentes abordagens sobre educação nas teses e dissertações (de 2000 a 2009) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FIUZA, Alexandre Felipe. A censura musical e seu potencial educativo na ditadura portuguesa das décadas de 60 e 70. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.69-78. ISSN 2178-5201.

Este artigo apresenta uma investigação sobre a censura estatal às canções e aos espetáculos musicais durante as duas últimas décadas da ditadura portuguesa. Tal pesquisa foi realizada a partir da consulta e da análise do material do Arquivo da PIDE/DGS (Polícia Internacional de Defesa do Estado/Direcção-Geral de Segurança), e junto aos inéditos processos censórios obtidos no arquivo do Secretariado Nacional de Informação (SNI), ambos sediados na Torre do Tombo, em Lisboa. A análise desta documentação censória revelou os principais temas interditos, em particular a partir dos preceitos legais a que estavam submetidas estas canções e das justificativas empregadas pelos censores. Por sua vez, a opção por se abordar a canção neste texto também se justifica por sua forte inserção social através dos meios de comunicação e da indústria fonográfica e editorial. Esta manifestação artística certamente contribuiu na formação cultural dos ouvintes, inclusive em sua faceta de agente educativa. Nesse sentido, num período em que grassava o analfabetismo e a baixa escolaridade em Portugal, a canção podia ser um forte instrumento de formação cultural e de conteúdo informativo, daí seu controle pelo Estado.

Palavras-chave : Censura; Canção; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )