SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A censura musical e seu potencial educativo na ditadura portuguesa das décadas de 60 e 70La enseñanza universitaria laica y gratuita versus la enseñanza particular y católica: un debate de ayer y de hoy en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. A pesquisa sobre o idoso no Brasil: diferentes abordagens sobre educação nas teses e dissertações (de 2000 a 2009). Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.79-87. ISSN 2178-5201.

O processo de envelhecimento e a velhice são revestidos de preconceitos e de estigmas negativos. Apesar do crescimento e envelhecimento demográfico, o Brasil ainda não equacionou satisfatoriamente o preceito legal acerca da educação para o idoso. Este artigo objetiva refletir sobre as políticas públicas e a educação para o idoso e apresentar um levantamento das temáticas abordadas nas teses e dissertações sobre o idoso, realizadas entre 2000 e 2009, nos Cursos reconhecidos e recomendados pela Capes, traçando assim o estado do conhecimento dessa temática. O referencial teórico baseia-se em uma revisão sistemática e nas ideias de autores que investigam o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e, para coleta de dados, utilizaram-se os meios online: Domínio Público, Portal da Capes, Programas de Pós- Graduação em Educação e bibliotecas de teses e dissertações das Instituições de Ensino Superior. Aponta-se um crescimento significativo nas investigações, em termos quantitativos, embora ainda apresente algumas lacunas em aspectos específicos, em especial, a educação do idoso.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação; Empoderamento; Estado do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )