SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01La enseñanza universitaria laica y gratuita versus la enseñanza particular y católica: un debate de ayer y de hoy en ChileFormação de professores da educação básica no Brasil - curso de pedagogia - licenciatura, em instituições da Região Sudeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SEIBT, Cezar Luís. Solidão como processo de educação e de apropriação de si. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.97-103. ISSN 2178-5201.

Encontramos o ser humano, normalmente, absorvido pelo poder da massa, do impessoal, em fuga de si mesmo. Segundo o diagnóstico de Martin Heidegger, ele oculta de si sua finitude, sua temporalidade através de uma constante ocupação favorecida pelo falatório, pela curiosidade e pela ambiguidade. Um retorno a si mesmo pressupõe a coragem de assumir a solidão radical, a condição finita e insuperável que caracteriza a existência humana. A capacidade de solidão cria as condições para que cada um assuma a própria vida como projeto, com responsabilidade. Sugerimos que a educação deva tornar-se elemento que contribua para que cada um tenha condições de singularizar-se e de libertar-se dos imperativos massificadores da lógica do mercado.

Palavras-chave : Finitude; Solidão; Singularização; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )