SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Solidão como processo de educação e de apropriação de siIntegration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ALBUQUERQUE, Helena Machado de Paula; HAAS, Celia Maria  e  ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de. Formação de professores da educação básica no Brasil - curso de pedagogia - licenciatura, em instituições da Região Sudeste. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.105-115. ISSN 2178-5201.

O artigo em questão apresenta resultados do projeto de pesquisa ‘O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura’ vinculado ao grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Faculdade de Educação da PUC-SP e desenvolvido de agosto de 2010 a julho de 2011 em três instituições. Com o objetivo de investigar, em instituições de educação superior, os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia, construídos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso, consubstanciadas na Resolução n. 1/2006, na sua intencionalidade e prática, buscamos identificar qual o significado de ser pedagogo para os alunos. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das três instituições, entrevistas e questionários com alunos, professores, coordenadores e gestores. Os resultados apontam que o perfil do pedagogo, na Região Sudeste, é focado na docência, prioritariamente na Educação Infantil e que a formação do gestor não ocorre. Eles apontam também a necessidade de um maior envolvimento com o curso dos professores das disciplinas de metodologias de ensino, oriundos de outras faculdades/departamentos.

Palavras-chave : Políticas de Formação de Professores; Diretrizes Curriculares Nacionais; Projeto Pedagógico; Currículo; Perfil do Pedagogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )