SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Formação de professores da educação básica no Brasil - curso de pedagogia - licenciatura, em instituições da Região SudesteMatemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTANA, Otacilio Antunes et al. Integration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in Brazil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.117-123. ISSN 2178-5201.

A educação ubíqua, educação onipresente, se estabeleceu com a utilização de objetos de aprendizagem virtual, e integrando com as aulas presenciais trouxe satisfatórios resultados na construção do conhecimento. Em paralelo, um dos problemas recorrentes das metrópoles é a imobilidade do trânsito e consequentemente da chegada do aluno à Universidade. Em dias de inundações, o aluno demora mais para chegar à universidade ou às vezes não consegue chegar. A partir daí, foi hipotetizado que com a integração de aulas virtuais com presenciais seria a opção para os dias de imobilidade do trânsito nas metrópoles. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar os tipos de transporte utilizados pelos alunos para irem de suas casas à universidade; ii) analisar por quanto tempo os estudantes gastaram de suas casas à universidade; iii) comparar os resultados das avaliações dos alunos dos cursos de Biologia, que têm aulas presenciais integradas com virtuais com alunos que só têm aulas presenciais. Seis regiões metropolitanas do Brasil foram avaliadas durante dois semestres, um com dias com inundação e outro sem. Os resultados indicaram que os alunos que tiveram um suporte virtual da disciplina nos principais dias de inundação tiveram maiores notas e sucesso na construção do conhecimento.

Palavras-chave : Precipitação; Acessibilidade; U-Learning.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )