SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Integration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in BrazilOs PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Paulo Vilhena da  y  SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.125-132. ISSN 2178-5201.

Nosso objetivo no presente trabalho é propor uma interpretação diferente da que comumente vem sendo dada sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’, a saber, de que haveria diferentes matemáticas: a matemática do dia a dia, a matemática escolar, a matemática acadêmica etc. Tal afirmação muitas vezes é feita pelas reflexões da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein. Assim, pretendemos desenvolver este trabalho da seguinte forma: discutiremos em linhas gerais algumas questões presentes na primeira fase do pensamento de Wittgenstein que atuam como pano de fundo e ajudam a compreender a discussão que se seguirá; explicitaremos como está fundamentada a afirmação da existência de várias matemáticas, segundo nossa compreensão, e, discutindo alguns conceitos de Wittgenstein, com especial atenção para o conceito de semelhanças de família, proporemos nossa interpretação sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’.

Palabras clave : Vagueza do Conceito; Etnomatemática; Jogos de Linguagem; Semelhanças de Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )