SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LIMA, Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.133-139. ISSN 2178-5201.

O artigo analisa a importância da inclusão da literatura de cordel como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa análise tem como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, diretrizes organizadas pelo governo federal para orientar a ação pedagógica nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva, mostramos como a inclusão do cordel em sala de aula possibilita ao professor trabalhar novas habilidades e novos saberes junto aos alunos, incluindo a superação de preconceitos de ordem linguística e cultural.

Palavras-chave : Literatura Popular; Ensino-Aprendizagem; Materiais Didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )