SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue02O compêndio História do Brasil- curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didáticoA influência dos desenhos animados nas atitudes frente à ciência e a ser cientista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de sociologia na educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.179-189. ISSN 2178-5201.

O presente trabalho visa repensar o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar, não apenas reconstituindo o seu percurso, marcado por ausências e presenças no currículo da escola, como também refletindo sobre as razões de sua intermitência, apontando para outros argumentos ainda não desenvolvidos por pesquisadores deste campo de investigação. Buscamos desenvolver este trabalho em duas partes: a) na primeira analisamos a presença da Sociologia nos currículos escolares da primeira metade do século XX, investigando seu processo de introdução e de retirada da escola; b) na segunda, focamos nossa reflexão em torno do processo paulatino de reintrodução desta ciência na Educação Básica, analisando os sentidos que são atribuídos a mesma, bem como os avanços e impasses institucionais que tem marcado esse processo.

Keywords : Ensino de Ciências Sociais; Currículo Escolar; História da Sociologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )