SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02O compêndio História do Brasil- curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didáticoA influência dos desenhos animados nas atitudes frente à ciência e a ser cientista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de sociologia na educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.179-189. ISSN 2178-5201.

O presente trabalho visa repensar o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar, não apenas reconstituindo o seu percurso, marcado por ausências e presenças no currículo da escola, como também refletindo sobre as razões de sua intermitência, apontando para outros argumentos ainda não desenvolvidos por pesquisadores deste campo de investigação. Buscamos desenvolver este trabalho em duas partes: a) na primeira analisamos a presença da Sociologia nos currículos escolares da primeira metade do século XX, investigando seu processo de introdução e de retirada da escola; b) na segunda, focamos nossa reflexão em torno do processo paulatino de reintrodução desta ciência na Educação Básica, analisando os sentidos que são atribuídos a mesma, bem como os avanços e impasses institucionais que tem marcado esse processo.

Palabras clave : Ensino de Ciências Sociais; Currículo Escolar; História da Sociologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )