SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02O compêndio História do Brasil- curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didáticoA influência dos desenhos animados nas atitudes frente à ciência e a ser cientista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de sociologia na educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.179-189. ISSN 2178-5201.

O presente trabalho visa repensar o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar, não apenas reconstituindo o seu percurso, marcado por ausências e presenças no currículo da escola, como também refletindo sobre as razões de sua intermitência, apontando para outros argumentos ainda não desenvolvidos por pesquisadores deste campo de investigação. Buscamos desenvolver este trabalho em duas partes: a) na primeira analisamos a presença da Sociologia nos currículos escolares da primeira metade do século XX, investigando seu processo de introdução e de retirada da escola; b) na segunda, focamos nossa reflexão em torno do processo paulatino de reintrodução desta ciência na Educação Básica, analisando os sentidos que são atribuídos a mesma, bem como os avanços e impasses institucionais que tem marcado esse processo.

Palavras-chave : Ensino de Ciências Sociais; Currículo Escolar; História da Sociologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )