SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Revisitando a história do ensino de sociologia na educação básicaPolíticas de educação especial em Portugal: uma análise a partir de um quadro de referência europeu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MONTEIRO, Paula Cavalcante  y  SANTIN FILHO, Ourides. A influência dos desenhos animados nas atitudes frente à ciência e a ser cientista. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.191-200. ISSN 2178-5201.

A televisão é um poderoso veículo de comunicação e alguns desenhos animados dirigidos a crianças e adolescentes apresentam temas ‘científicos’. Adolescentes e pré-adolescentes dedicam muitas horas em frente à TV assistindo desenhos animados que retratam, de modo caricato, cientistas em atividade. Investigamos aqui de que modo repercutem nos adolescentes as concepções de Ciência veiculadas pelo desenho animado ‘Jimmy Nêutron’. Selecionamos um grupo de 31 adolescentes da nona série do Ensino Fundamental para assistir a três episódios de ‘Jimmy Nêutron’. Após as sessões, eles responderam a um questionário e foram entrevistados sobre suas percepções da Ciência e dos cientistas. Os depoimentos dos alunos foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que boa parte deles tem uma visão ingênua de Ciência e rejeitam a ideia de ser cientista, supondo que estes têm uma vida solitária e desinteressante, ocupando-se tão somente de inventar coisas.

Palabras clave : Atitudes; Ensino Fundamental; Jimmy Nêutron.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )