SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Políticas de educação especial em Portugal: uma análise a partir de um quadro de referência europeuConstituição da política do ensino fundamental de nove anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MOURA, Bruno Azevedo  y  MOURA, Leides Barroso Azevedo. Ranqueamento de universidades: reflexões acerca da construção de reconhecimento institucional. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.213-222. ISSN 2178-5201.

A ideia de universidades que sejam mais qualificadas que outras sempre esteve presente na estratificação dos sistemas de Ensino Superior. Enquanto no topo da hierarquia das instituições universitárias estão as universidades de ponta, isto é, universidades consideradas detentoras de maior prestígio e reputação, nos escalões inferiores podem ser encontradas as instituições que procuram democratizar e universalizar o acesso à Educação Superior. O texto primeiramente argumenta que, atualmente, quando se reflete acerca do Ensino Superior mundial, o prestígio das instituições universitárias está sendo cada vez mais definido pelas publicações dos sistemas de ranqueamentos nacionais e internacionais. A seguir, apresenta-se uma história do processo de implantação e evolução dos instrumentos de ranqueamento de instituições universitárias e da transição do modo de produzir reputação universitária. Enquanto no passado a reputação era avaliada por um processo de acumulação de prestígio repassado pela tradição sem a confirmação de dados para oferecer suporte às percepções, hoje esse processo é quantificado e sistematizado a partir da introdução de instrumentos que pretendem mensurar o desempenho institucional. Finalmente, o texto explora as implicações dos sistemas de ranqueamento e conclui oferecendo uma reflexão acerca dos fetiches gerados por esses instrumentos de divulgação e comparação de desempenho universitário.

Palabras clave : Educação; Educação Superior; Sistemas de Ranqueamentos; Globalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )