SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue02Constituição da política do ensino fundamental de nove anosGrupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  TAUCHEN, Gionara. Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.235-242. ISSN 2178-5201.

O presente estudo tem por objetivo problematizar e refletir sobre os pontos de tensão em que se encontra o docente universitário, entre pesquisador-docente e docente-pesquisador, analisando os dilemas da complexa situação da profissionalização da docência na educação superior. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho hermenêutico e exploratório descritivo, e aponta como resultados parciais a necessidade de gestão das dimensões da docência como atividade de reprofissionalização continuada, envolvendo, entre outros aspectos, o desenvolvimento profissional, pessoal e institucional dos docentes.

Keywords : Dimensões da Docência; Desenvolvimento Profissional; Gestão Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )