SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Grupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária inicianteDesenvolvimento do pensamento crítico e valorização da realidade nos anos iniciais do ensino fundamental: vivência ou experiência? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.255-262. ISSN 2178-5201.

O artigo objetivou socializar análises das programações de um grupo teatral que funcionou durante 20 anos em uma escola técnica, localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, retomando os discursos das peças escritas e ensaiadas, e dando ênfase ao posicionamento dos jovens que delas participaram como atores. Utilizaram-se estudos na perspectiva foucaultiana para problematizar e analisar o material selecionado. Diferentes discursos, como o arquitetônico, o psicopedagógico, o agropecuário, o artístico, se entrecruzaram nos programas da Instituição para a constituição de sujeito saptos a atuarem como técnicos no setor primário da economia local. Entretanto, o teatro escolar colocou uma tarefa ainda mais abrangente: a de delimitar ou inventar uma identidade ao sul-mato-grossense, após a divisão do Estado de Mato Grosso, no final dos anos de 1970. Ao tomar os depoimentos dos jovens-atores sobre os discursos e práticas que marcaram a experiência teatral, observaram-se diferentes formas de afetação e diferentes modos de subjetivá-los.

Palabras clave : Discursos; Experiência Cênica; Constituição de Subjetividades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )