SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnicaProgramas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Desenvolvimento do pensamento crítico e valorização da realidade nos anos iniciais do ensino fundamental: vivência ou experiência?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.263-269. ISSN 2178-5201.

Nas últimas cinco décadas, a forma de organização do processo de produção ganhou novos contornos: de uma produção rígida, passou-se a uma produção flexível. Esta flexibilização da produção, acompanhada da flexibilização dos produtos e dos processos de trabalho, demanda uma nova formação. Nesse contexto, tanto as propostas educacionais sistematizadas em documentos oficiais que, em última instância, orientam a organização curricular, como em discussões mais gerais sobre a educação que se espera na atualidade é comum a ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico, mediante a valorização da realidade do aluno, como uma das características necessárias para o ‘cidadão’ do século XXI. Baseando- nos em pressupostos da Teoria Crítica, buscamos compreender os limites dessa formação para o desenvolvimento do pensamento que, de fato, merece ser designação por ‘pensamento crítico’. Dos estudos depreende-se que o pensamento crítico implica, necessariamente, a realização de experiência, o que pressupõe teoria, atividade intelectual, reflexão e análise dos fenômenos de modo que seus determinantes sejam revelados.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )