SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Desenvolvimento do pensamento crítico e valorização da realidade nos anos iniciais do ensino fundamental: vivência ou experiência?A educação básica e a pesquisa em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Programas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.263-269. ISSN 2178-5201.

Este texto problematiza as bases pedagógicas e conceituais do programa de formação de professores em Alfabetização e Linguagem dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental - o Próletramento - e discute o processo de redução dos conhecimentos escolares às habilidades básicas contidas na atual matriz de referência da avaliação da alfabetização e do letramento inicial da Provinha Brasil. Conclui que a redução do processo educativo nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental ao ensino de Matemática e Língua Portuguesa contribui para o esvaziamento dos currículos e que a redução dos conhecimentos da alfabetização e linguagem à leitura contraria o direito de expressão das crianças pequenas e não promove o desenvolvimento da qualidade da educação nacional.

Palavras-chave : Escrita; Leitura; Formação; Testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )