Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
STECANELA, Nilda y WILLIAMSON, Guillermo. A educação básica e a pesquisa em sala de aula. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.283-292. ISSN 2178-5201.
O texto procura tecer relações entre os desafios da Educação Básica, especialmente aqueles relacionados à escola contemporânea, e os desafios de educar pela pesquisa, valendo-se de reflexões teóricas sobre o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo. Os argumentos são construídos com base na análise de aspectos associados à gênese da crise da educação e da escola. Centra atenção na importância da prática reflexiva do professor e na sua constituição como professor pesquisador para a efetivação do jogo de linguagens que a pesquisa em aula oportuniza, considerando também o diálogo freireano. Faz destaque às metodologias de ensino ativas que procuram enfrentar o hiato comunicativo entre as culturas da escola e as culturas da infância e da juventude, entrelaçadas com os dilemas da vida cotidiana e com os saberes de experiência feitos.
Palabras clave : Desafios da Educação Básica; Pesquisa como Princípio Educativo; Metodologias Ativas; Educação Dialógica.