SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A educação básica e a pesquisa em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ABRAMOWICZ, Anete  e  OLIVEIRA, Fabiana de. A infância analisa a educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.293-300. ISSN 2178-5201.

A discussão proposta por este artigo tenta compreender a infância enquanto uma categoria analítica que nos ajuda a pensar a criança no espaço da Educação Infantil e no Ensino Fundamental com vistas a apresentar algumas reflexões e também alguns desafios para a escola básica em sua forma de organização do tempo e do espaço a partir do conceito de infância. Nossa discussão partirá da compreensão da infância a partir de três eixos: ‘tempo’, ‘experiência’ e ‘invenção’. Mostraremos de que maneira o conceito de infância deveria colmatar a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para propor uma Educação Infantil que implemente e não impeça o exercício da infância.

Palavras-chave : Criança; Educação; Tempo; Invenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )