SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João CrisóstomoQue ninguém estude Artes ou qualquer doutrina gentílica...”: a censura como instrumento de construção da identidade dominicana no século XIII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CRUZ, Marcus. Gregório de Tours e Jordanès: a construção da memória dos ‘bárbaros’ no VI séculoGregory of Tours and Jordanès: the construction of the memory of 6th century barbarians. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.13-27. ISSN 2178-5201.

A Antiguidade Tardia é um momento pleno de importantes transformações no mundo romano. É então que assistimos ao avanço institucional e social da Igreja cristã que, ao se aliar ao Estado romano, torna o cristianismo religião oficial do Império já sob a égide de Teodósio. Simultaneamente, observamos a incorporação das populações germânicas à sociedade baixo imperial. Um grande desafio se coloca a esses homens, isto é, a interação desses atores à Paideia romano-helenística, o universo cultural tardo antigo. Neste artigo, nosso objetivo é refletir acerca do esforço realizado pelo conhecimento histórico tardo antigo para incorporar aos seus domínios narrativos a tradição trazida pelos povos ‘bárbaros’ que desde o século V haviam se instalado e constituído um conjunto de reinos no que era, até então, a parte ocidental do Império Romano a partir das obras de Gregório de Tours e Jordanès.

Palabras clave : Antiguidade Tardia; Historiografia; Memória; Gregório de Tours; Jordanès.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )