SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Gregório de Tours e Jordanès: a construção da memória dos ‘bárbaros’ no VI séculoA compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FORTES, Carolina Coelho. “Let no one study Arts or any Gentile doctrine ...”: censorship as an instrument of Dominican identity construction in the thirteenth century. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.29-35. ISSN 2178-5201.

A A Ordem dos Pregadores, surgida nas décadas iniciais do século XIII, se engajou ao longo daquele período, na formação de um modelo em que o estudo era o principal elemento. Esse processo foi marcado por embates internos e externos à própria Ordem, abrangendo, sobretudo, práticas vinculadas à educação e ao estudo. Mediante os conceitos de identidade e censura, bem como as ideias de liberdade e poder, este artigo busca analisar como a censura direcionada ao próprio aspecto que confere legitimidade à Ordem e à erudição reforça sua identidade. Analisa o conteúdos de documentos oficiais e atas dos Capítulos Gerais e provinciais, para entender a relação entre as várias instâncias de poder internas à Ordem, sem deixar de considerar a contextualização daquilo que esses documentos estabeleciam em relação ao cenário intelectual, notadamente o universitário do século XIII. Conclui-se que, de modo geral, a censura funcionou como uma ferramenta de identidade, muito embora o que se censurava e sua intensidade variasse de acordo com o grau de necessidade de institucionalização e, consequentemente, demarcação da identidade e da Ordem dos Pregadores.

Palabras clave : Ordem dos Pregadores; Identidade; Censura; Educação; Order of Preachers; Identity; Censorship; Education.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )