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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FORTES, Carolina Coelho. “Let no one study Arts or any Gentile doctrine ...”: censorship as an instrument of Dominican identity construction in the thirteenth century. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.29-35. ISSN 2178-5201.

A A Ordem dos Pregadores, surgida nas décadas iniciais do século XIII, se engajou ao longo daquele período, na formação de um modelo em que o estudo era o principal elemento. Esse processo foi marcado por embates internos e externos à própria Ordem, abrangendo, sobretudo, práticas vinculadas à educação e ao estudo. Mediante os conceitos de identidade e censura, bem como as ideias de liberdade e poder, este artigo busca analisar como a censura direcionada ao próprio aspecto que confere legitimidade à Ordem e à erudição reforça sua identidade. Analisa o conteúdos de documentos oficiais e atas dos Capítulos Gerais e provinciais, para entender a relação entre as várias instâncias de poder internas à Ordem, sem deixar de considerar a contextualização daquilo que esses documentos estabeleciam em relação ao cenário intelectual, notadamente o universitário do século XIII. Conclui-se que, de modo geral, a censura funcionou como uma ferramenta de identidade, muito embora o que se censurava e sua intensidade variasse de acordo com o grau de necessidade de institucionalização e, consequentemente, demarcação da identidade e da Ordem dos Pregadores.

Palavras-chave : Ordem dos Pregadores; Identidade; Censura; Educação; Order of Preachers; Identity; Censorship; Education.

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