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Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.37-50. ISSN 2178-5201.

Este trabalho tem como propósito compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, tomando como fonte as conferências realizadas pelo educador na década de 1950. Embora haja indicações de que ao longo de sua vida Anísio Teixeira não alterou suas ideias em relação à educação , consideramos que é nessa década que ele formula e apresenta sua compreensão acerca do processo histórico da educação nacional. Discute-se não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que os vários níveis da escolaridade tenham permanecido segmentados por muito tempo, as características de um segmento se comunicam com as de outros.

Palabras clave : Anísio Teixeira; Ensino Médio; Padrão Escolar Brasileiro.

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