SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Que ninguém estude Artes ou qualquer doutrina gentílica...”: a censura como instrumento de construção da identidade dominicana no século XIIIManuais para a educação de um ofício feminino nas décadas de 1960 e 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.37-50. ISSN 2178-5201.

Este trabalho tem como propósito compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, tomando como fonte as conferências realizadas pelo educador na década de 1950. Embora haja indicações de que ao longo de sua vida Anísio Teixeira não alterou suas ideias em relação à educação , consideramos que é nessa década que ele formula e apresenta sua compreensão acerca do processo histórico da educação nacional. Discute-se não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que os vários níveis da escolaridade tenham permanecido segmentados por muito tempo, as características de um segmento se comunicam com as de outros.

Palavras-chave : Anísio Teixeira; Ensino Médio; Padrão Escolar Brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )