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Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
CROCHIK, José Leon et al. Análise de concepções e propostas de gestores escolares sobre o bullying. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.115-127. ISSN 2178-5201.
Analisou-se o conteúdo de entrevistas com gestores escolares - diretores de escola e coordenadores pedagógicos - de cinco escolas públicas de ensino fundamental da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, para investigar: 1) como eles compreendiam o bullying, principalmente no que tange às suas determinações; 2) o que propunham em suas escolas para combatê-lo e 3) a relação entre sua compreensão do fenômeno e as propostas feitas para seu combate. Concluiu-se que os gestores que percebiam haver determinação social sobre a violência escolar apresentavam propostas de combate ao fenômeno mais estruturadas, voltadas ao entendimento do fenômeno por parte de alunos e professores. Os demais, por outro lado, com base em uma visão mais reducionista que dificultava a percepção da incidência do bullying no ambiente escolar, elaboravam ações pouco relacionadas com os fatores que o produzem - ações estas, em muitos casos, ineficientes ao seu combate
Palabras clave : Teoria Critica da Sociedade; Psicologia; Educação; Gestão Escolar; Violência Escolar.