SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Analysis of school authorities´ concepts and suggestions on bullyingTraditional physical education in trouble albeit still alive. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico- metodológicosComparative studies in education: new theoretical and methodological approaches. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.129-141. ISSN 2178-5201.

A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos, pois, auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação. Neste texto, procuramos analisar historicamente as diversas vertentes teórico-metodológicas dos estudos comparativos e apontar as novas perspectivas da Educação Comparada na atualidade. O propósito é demonstrar que vem tomando corpo a produção de uma nova perspectiva paradigmática, relacionada ao abandono das tradicionais fronteiras nacionais como as únicas ou principais categorias de análise. Tal perspectiva conduz os especialistas, por um lado, a tomar as referências internacionais na análise dos sistemas e das políticas educacionais e, por outro, a destacar as diferenças regionais, abrindo novos horizontes para a investigação.

Keywords : Estudos Comparados; Educação; Novas Perspectivas Teórico-Metodológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )