SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Análise de concepções e propostas de gestores escolares sobre o bullyingA educação física tradicional sofre, mas ainda vive índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico- metodológicosComparative studies in education: new theoretical and methodological approaches. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.129-141. ISSN 2178-5201.

A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos, pois, auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação. Neste texto, procuramos analisar historicamente as diversas vertentes teórico-metodológicas dos estudos comparativos e apontar as novas perspectivas da Educação Comparada na atualidade. O propósito é demonstrar que vem tomando corpo a produção de uma nova perspectiva paradigmática, relacionada ao abandono das tradicionais fronteiras nacionais como as únicas ou principais categorias de análise. Tal perspectiva conduz os especialistas, por um lado, a tomar as referências internacionais na análise dos sistemas e das políticas educacionais e, por outro, a destacar as diferenças regionais, abrindo novos horizontes para a investigação.

Palabras clave : Estudos Comparados; Educação; Novas Perspectivas Teórico-Metodológicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )