SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico- metodológicosA avaliação da aprendizagem:: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

REMONTE, Jarbas Gomes. A educação física tradicional sofre, mas ainda vive. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.145-151. ISSN 2178-5201.

Esportivista, militarista, disciplinadora, acrítica... são vários os adjetivos utilizados para qualificar negativamente a Educação Física tradicional. Isso provocou-nos um interesse no sentido de verificar se tais críticas são procedentes e realizar uma breve discussão sobre possibilidades de utilização de elementos ditos tradicionais na atual Educação Física escolar. Para tanto, buscamos em pesquisadores da História da Educação Física brasileira referências à Educação Física tradicional que justifiquem aquelas críticas. Em seguida, recorremos à Didática para conceituar a Pedagogia tradicional e aplicar esse conceito à Educação Física, de modo que ela possa ser denominada também de tradicional. Num terceiro momento, analisamos algumas críticas a esse tradicionalismo na tentativa de verificar se são procedentes. Concluímos que se algumas críticas são procedentes, outras apresentam equívocos. Entendemos que há uma confusão conceitual importante quando se fala em Educação Física tradicional. Por fim, sugerimos que a Educação Física tradicional ainda tenha espaço no quadro atual da Educação Física escolar.

Palabras clave : Educação Física Tradicional; História; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )