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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa  e  LEITE, Carlinda. A avaliação da aprendizagem:: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.153-164. ISSN 2178-5201.

Este artigo tem como objetivo caracterizar concepções de professores sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos. Os dados para as análises foram coletados em duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais, recorrendo a entrevistas ‘semiestruturadas’ e focus group a professores cujos discursos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Dessa análise foi possível concluir que os discursos dos professores sobre a avaliação da aprendizagem se situam num quadro de concepções que pode ser associado a sentidos de uma avaliação como ‘medida’ e como ‘negociação’ e ‘construção’, tal como a descrevem Guba e Lincon. Estabelecendo relações com a tipologia de Méndez sobre a avaliação da aprendizagem, os discursos dos professores de ambas as escolas apresentam características que permitiram enquadrar as suas percepções na dualidade de concepções: ‘avaliação alternativa’ e ‘avaliação tradicional’.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Concepções de Avaliação da Aprendizagem; Dualidade Concepcional Avaliativa.

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