SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02The state and the population whitening policies in schools in the early twentieth century in the state of Paraná, BrazilBasic education in Brazil and in Italy: the case of italian immigrants in the school Cascatinha (Petrópolis, Rio de Janeiro state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Ademir Valdir dos. As escolas alemãs em Santa Catarina e sua transformação para teuto-brasileiras: uma análise histórica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.233-242. ISSN 2178-5201.

Dedicamo-nos a investigar a criação de instituições escolares no movimento de migração europeia para o Brasil. O estudo foca o surgimento e algumas transformações por que passaram escolas em zona colonial catarinense de imigração alemã, entre 1897 e 1930. É embasado em pesquisa documental: relatórios da Companhia Colonizadora Hanseática, legislação e imprensa. Os resultados indicam que o surgimento das escolas é devido tanto à iniciativa dos chegados como à subvenção da colonizadora. Sua caracterização pedagógica foi marcada por um currículo europeu e uso do idioma alemão. Mas, gradativamente, foi tomando lugar outra formação centrada em regionalismos e na compulsória utilização do português. Da condição de escolas alemãs de cariz étnico, fundado em relações sociais vinculadas à cultura teuto-europeia, foram sendo orientadas a um ensino sob a racionalidade técnica e o ideário governamental de abrasileiramento que as cunhou sob nova identidade: a teuto-brasileira.

Keywords : migração; Escola Alemã; Escola Teuto-Brasileira; Ensino Primário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )