SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02O estado e as políticas de branqueamento da população nas escolas, nas primeiras décadas do século XX, no ParanáEnsino elementar no Brasil e na Itália: o caso dos imigrantes italianos na escola de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos. As escolas alemãs em Santa Catarina e sua transformação para teuto-brasileiras: uma análise histórica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.233-242. ISSN 2178-5201.

Dedicamo-nos a investigar a criação de instituições escolares no movimento de migração europeia para o Brasil. O estudo foca o surgimento e algumas transformações por que passaram escolas em zona colonial catarinense de imigração alemã, entre 1897 e 1930. É embasado em pesquisa documental: relatórios da Companhia Colonizadora Hanseática, legislação e imprensa. Os resultados indicam que o surgimento das escolas é devido tanto à iniciativa dos chegados como à subvenção da colonizadora. Sua caracterização pedagógica foi marcada por um currículo europeu e uso do idioma alemão. Mas, gradativamente, foi tomando lugar outra formação centrada em regionalismos e na compulsória utilização do português. Da condição de escolas alemãs de cariz étnico, fundado em relações sociais vinculadas à cultura teuto-europeia, foram sendo orientadas a um ensino sob a racionalidade técnica e o ideário governamental de abrasileiramento que as cunhou sob nova identidade: a teuto-brasileira.

Palavras-chave : migração; Escola Alemã; Escola Teuto-Brasileira; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )