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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PAGANI, Carlo. Ensino elementar no Brasil e na Itália: o caso dos imigrantes italianos na escola de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro). Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.243-253. ISSN 2178-5201.

O presente estudo aborda as iniciativas dos imigrantes italianos para a educação e instrução dos seus filhos no período da grande imigração (1875-1920), com especial atenção à comunidade italiana da cidade de Petrópolis. Para tanto, os procedimentos metodológicos referem-se a uma pesquisa histórico-documental no Brasil e na Itália, a fim de recompor as circunstâncias educacionais encontradas e propiciadas aos imigrantes italianos e a compreensão das relações socioculturais e históricas nas quais estavam inseridos. A cultura italiana se fez presente na sociedade brasileira, seja com os desconhecidos camponeses, seja com homens e mulheres que, na arquitetura, nas artes plásticas, no teatro ou nos grandes empreendimentos fabris, deixaram marcas ainda existentes. Os imigrantes constituíram ‘associações de socorro mútuo’ e criaram diversas formas de proteção e solidariedade entre as suas comunidades, as quais mantiveram, entre outras atividades, escolas italianas para os associados em várias localidades.

Palavras-chave : Imigração Italiana;; Educação;; Escolas Étnicas; Associações de Mútuo Socorro.

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