SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Basic education in Brazil and in Italy: the case of italian immigrants in the school Cascatinha (Petrópolis, Rio de Janeiro state, BrazilEducation and Philosphy in Plutarch's Moralia: The De liberis educandis and the De Iside et Osiride, in other words, when the teacher trains the student to be a philosopher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RODRIGUES, Maysa Gomes. Escolas italianas em Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.255-265. ISSN 2178-5201.

RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a organização das escolas italianas (particulares ou vinculadas a Associações Beneficentes) a partir de suas circunstâncias e de seus currículos. O fenômeno da imigração para Minas Gerais trouxe um grande contingente de imigrantes italianos que, entre outros feitos, criaram escolas em vários municípios mineiros. A nossa indagação é: quais elementos eram comuns e quais eram diferenciadores nas escolas italianas em Minas Gerais? Para respondê-la, analisamos fontes documentais, do período de 1899 a 1911, sobre a organização das seguintes escolas: escola italiana vinculada à Società Italiana de Belo Horizonte, a escola Regina Margherita e a escola Umberto Primo, em Juiz de Fora (sendo a última vinculada à Società Italiana Umberto Primo), a escola italiana Dante Alighieri, vinculada à Società Dante Alighieri de Ouro Fino e a escola Umberto Primo, em Nova Lima, também vinculada à Società Italiana desta cidade. Esse estudo contribui para o esclarecimento de proximidades e diferenciações sobre a organização das escolas italianas e, inevitavelmente, para a compreensão da escolarização dos imigrantes em Minas Gerais

Keywords : Escolas Italianas; Organização; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )