SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Enseñanza elemental en Brasil y en italia: el caso de los inmigrantes italianos en la escuela de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro)Paideia y filosofía en los Moralia de Plutarco: el De liberis educandis y el De Iside et Osiride, esto es, cuando el pedagogo prepara al estudiante para ser filósofo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RODRIGUES, Maysa Gomes. Escolas italianas em Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.255-265. ISSN 2178-5201.

RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a organização das escolas italianas (particulares ou vinculadas a Associações Beneficentes) a partir de suas circunstâncias e de seus currículos. O fenômeno da imigração para Minas Gerais trouxe um grande contingente de imigrantes italianos que, entre outros feitos, criaram escolas em vários municípios mineiros. A nossa indagação é: quais elementos eram comuns e quais eram diferenciadores nas escolas italianas em Minas Gerais? Para respondê-la, analisamos fontes documentais, do período de 1899 a 1911, sobre a organização das seguintes escolas: escola italiana vinculada à Società Italiana de Belo Horizonte, a escola Regina Margherita e a escola Umberto Primo, em Juiz de Fora (sendo a última vinculada à Società Italiana Umberto Primo), a escola italiana Dante Alighieri, vinculada à Società Dante Alighieri de Ouro Fino e a escola Umberto Primo, em Nova Lima, também vinculada à Società Italiana desta cidade. Esse estudo contribui para o esclarecimento de proximidades e diferenciações sobre a organização das escolas italianas e, inevitavelmente, para a compreensão da escolarização dos imigrantes em Minas Gerais

Palabras clave : Escolas Italianas; Organização; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )