SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Escolas italianas em Minas Gerais: organização, currículo e relações sociaisExperiencias y recursos con las tics para la atención al alumnado con necesidades educativas especiales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANZI, Ennio. Paideia e filosofia nos Moralia de Plutarco: o De liberis educandis e o De Iside et Osiride, isto é, quando o pedagogo prepara o estudante para ser filosofo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.267-278. ISSN 2178-5201.

O De liberis educandis e o De Iside et Osiride podem ser relacionados na acepção da educação de ambos os opúsculos. De fato, no primeiro se analisa as condições básicas para fazer de um estudante um filosofo; no segundo se demonstra o comportamento que precisa ter uma pessoa educada pela filosofia ao relacionar-se a um culto que está colocado fora da tradição religiosa grega. É somente graças à formação filosófica que é possível colher o sentido profundo de uma mitologia que parece tão diferente daquela grega. De fato, trata-se de um mito estrangeiro, absurdo e que, todavia, esconde na trama do relato, o conceito do dualismo que somente uma interpretação filosófico-alegórica permite de atingir.

Palavras-chave : Paideia; Filosofia; Plutarco; Ísis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )