SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Experiencias y recursos con las tics para la atención al alumnado con necesidades educativas especialesDespesas com manutenção e desenvolvimento da educação superior no estado do Paraná: um estudo comparativo do período de 2003 a 2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo  e  PEREIRA, Raphael Lacerda de Alencar. Contractualización en la enseñanza superior: un estudio a la luz de la nueva gestión pública. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.287-296. ISSN 2178-5201.

O artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadania.

Palavras-chave : Educación Superior; Contrato de Gestión; Reuni.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )