SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Maintenance expenses and higher education development in the State of Paraná: a comparative study from 2003 to 2010Assessment of quantity and quality of lecturers for effective implementation of the Nigeria certificate in education physics curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo:: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.309-316. ISSN 2178-5201.

O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.

Keywords : Licenciatura;; Desvalorização do Magistério; PIBID.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )