SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Gastos con el mantenimiento y desarrollo de la educación superior en el Estado de Paraná: un estudio comparativo del periodo de 2003 a 2010Evaluación de la cantidad y calidad de profesores para la efectiva implementación del currículo de física del certificado nigeriano en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo:: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.309-316. ISSN 2178-5201.

O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.

Palabras clave : Licenciatura;; Desvalorização do Magistério; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )