Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo:: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.309-316. ISSN 2178-5201.
O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.
Palabras clave : Licenciatura;; Desvalorização do Magistério; PIBID.