SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Despesas com manutenção e desenvolvimento da educação superior no estado do Paraná: um estudo comparativo do período de 2003 a 2010Avaliação da quantidade e qualidade de professores para a efetiva implementação do currículo de física do certificado nigeriano em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo:: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.309-316. ISSN 2178-5201.

O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.

Palavras-chave : Licenciatura;; Desvalorização do Magistério; PIBID.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )