SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Formation of a roman soldier in the fourth century a.D. and the foundation of a Military Paideia: rethinking the Vegetius Epitoma rei militaris author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SAVIANI, Dermeval. Historiografia da educação brasileira: formação e desenvolvimento do campo da história da educação no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.1-14. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.23680.

Este artigo trata da historiografia da educação brasileira começando pela consideração relativa ao surgimento e desenvolvimento do campo de história da educação no Brasil abordando cinco aspectos: 1) preservação da memória da educação brasileira; 2) introdução da disciplina História da Educação nos currículos das escolas normais e dos cursos de pedagogia; 3) produção historiográfica sobre educação; 4) organização dos grupos de pesquisa em história da educação; 5) circulação da produção do campo da história da educação brasileira compreendendo os diferentes veículos de divulgação consubstanciados nos diversos tipos de eventos e nas diferentes modalidades de publicações na área de história da educação. No segundo momento considera-se a trajetória da historiografia da educação brasileira como um processo de construção-desconstrução da memória educacional. Finalmente, no terceiro momento, faz-se uma apreciação crítica da historiografia da educação brasileira na situação atual.

Keywords : Educação Brasileira; História da Educação; Historiografia Educacional; Memória da Educação Brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )