SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1A formação do soldado romano no IV século d.C. e a instituição de uma Paideia Militar: relendo a Epitoma rei militaris de Vegécio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SAVIANI, Dermeval. Historiografia da educação brasileira: formação e desenvolvimento do campo da história da educação no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.1-14. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.23680.

Este artigo trata da historiografia da educação brasileira começando pela consideração relativa ao surgimento e desenvolvimento do campo de história da educação no Brasil abordando cinco aspectos: 1) preservação da memória da educação brasileira; 2) introdução da disciplina História da Educação nos currículos das escolas normais e dos cursos de pedagogia; 3) produção historiográfica sobre educação; 4) organização dos grupos de pesquisa em história da educação; 5) circulação da produção do campo da história da educação brasileira compreendendo os diferentes veículos de divulgação consubstanciados nos diversos tipos de eventos e nas diferentes modalidades de publicações na área de história da educação. No segundo momento considera-se a trajetória da historiografia da educação brasileira como um processo de construção-desconstrução da memória educacional. Finalmente, no terceiro momento, faz-se uma apreciação crítica da historiografia da educação brasileira na situação atual.

Palavras-chave : Educação Brasileira; História da Educação; Historiografia Educacional; Memória da Educação Brasileira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )