SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Historiografia da educação brasileira: formação e desenvolvimento do campo da história da educação no BrasilConflitos sociais e totalidade histórica na alta idade média (séculos V - X) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

TAVARES, Wendryll José Bento  e  GONCALVES, Ana Teresa Marques. A formação do soldado romano no IV século d.C. e a instituição de uma Paideia Militar: relendo a Epitoma rei militaris de Vegécio. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.15-26. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22529.

No presente trabalho empreendemos um estudo acerca do processo de formação do soldado romano na obra-documento Epitoma rei militaris, escrita durante os últimos anos do IV século d.C. Objetivamos aqui analisar o procedimento relatado por Vegécio que visava transformar o recruta em soldado do exército romano. Para tal nos apoiamos na conceituação de uma Paideia Militar que define o processo de formação do militar com base em um modelo ideal de soldado para problematizarmos alguns pontos essenciais para a constituição do soldado romano. Esperamos com este trabalho desenvolver uma análise dos elementos que segundo a visão de Vegécio formariam uma matriz militar romana que permitiria vencer todos os seus inimigos.

Palavras-chave : Império Romano; Exército; Vegécio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )