SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1La formación del soldado romano en el siglo IV d.C. y la institución de una Paideia Militar: releyendo la Epitoma rei militaris de VegécioUn educador 'menor' antes de Comenius: el pacifismo de Petr Chelčický índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MOTTA, Mário Jorge Bastos da. Conflitos sociais e totalidade histórica na alta idade média (séculos V - X). Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.27-33. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22772.

O estudo das grandes transições goza, nos tempos que correm, de um grau considerável de desprestígio no campo da História. Talvez, não seja difícil divisar as razões de tal absurdo contrassenso - ao menos se consideramos que a essência da disciplina em questão reside no estudo das mudanças, das transformações! Pós-modernismo, negação da cognoscibilidade ou, até mesmo, da existência do real, micro-história, fascínio pelo imobilismo, pelas continuidades e pela resistência à mudança, 'descritivismo' mais ou menos denso, imperante, são tendências hegemônicas no campo historiográfico, que ajudam a entender a sensação, quase generalizada atualmente, de que a tentativa de enquadramento dos processos de transição seja uma tarefa extemporânea, uma demanda superada! Proponho-me, neste artigo, a retomar, no contexto da Alta Idade Média Ibérica, a análise da transição da Antiguidade à Idade Média em seus elementos estruturantes fundamentais.

Palabras clave : História Medieval; Globalidade Social; Luta de Classes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )