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Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FERRONATO, Cristiano de Jesus  y  ANANIAS, Mauricéia. A institucionalização da instrução pública primária e secundária na província da Parahyba do Norte (1836- 1849). Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.47-57. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22656.

Busca-se analisar o processo de institucionalização da instrução pública primária e secundária da Província da Parahyba do Norte entre 1836 a 1849 e os nexos desse movimento com as iniciativas governamentais e as possíveis relações com os sujeitos da instrução, no período. Utilizando-se de fontes como os regulamentos para a instrução, decretados, respectivamente, em 15 e 20 de janeiro de 1849 e os estatutos do Lyceu Provincial decretados em 1846, cotejam-se com os relatórios dos presidentes da Província e os documentos diversos sobre instrução, com a intenção analítica de entender as iniciativas governamentais e as responsabilidades atribuídas aos professores como responsáveis pela organização e manutenção das aulas. Conclui-se que a forma de organização pelos métodos, a ação dos professores e a fiscalização e controle pelo governo provincial, anunciados nos regulamentos e nos estatutos, pretendiam, gradativamente, uniformizar o ensino e construir espaços de escolarização para parte da população paraibana.

Palabras clave : Escola Pública; Ensino Primário; Ensino Secundário; Escolarização.

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