SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Reseña del contexto histórico-político-educacional de Chile a mitad del siglo XIXHistoria de la formación de profesores en el GT 2 de las reuniones anuales de la ANPED (2003-2012): perspectivas de investigación en la historia de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VIRTUOSO, Tatiane dos Santos  y  RABELO, Giani. Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.65-77. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22261.

Este artigo reflete a presença das escolas étnicas italianas no sul catarinense, nas primeiras décadas do século XX. Nas colônias do sul, marcadas pela predominância étnica italiana, percebeu-se a criação de escolas étnicas, favorecida pela precariedade do ensino público no Brasil, ou seja, a inserção, nas regiões colonizadas pelos imigrantes europeus e seus descendentes, de escolas subsidiadas pelos respectivos países de origem. A partir de fontes documentais, identificou-se que essas instituições recebiam subsídios da Itália por meio de dinheiro e livros, bem como visitas e inspeções de autoridades italianas. Na cidade de Urussanga foi instalada, em 1900, a Inspetoria das Escolas Italianas do Sul do Estado de Santa Catarina, por ser o principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX.

Palabras clave : Escola; Imigrantes Italianos; Santa Catarina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )